Você já consegue medir precisamente o quanto gasta de calorias em exercícios com wearables como o Fitbit, Jawbone, Apple Watch etc. Mas e o quanto ganha em calorias comendo? Até agora, isso só era possível com apps que trazem listas de pratos e refeições ou tirando fotos do que você come. Uma equipe de pesquisadores chineses simplificou o processo com o AutoDietary.

Esse colar inteligente traz um microfone potente que grava o som de suas mastigadas e da comida sendo engolida e envia os dados para seu smartphone  via Bluetooth.

As gravações são comparadas com um catálogo de sons que consegue reconhecer se você comeu uma cenoura ou uma barra de chocolate, de acordo com o barulho de mordidas, mastigação e deglutição. Em testes, o sistema conseguiu reconhecer os alimentos corretamente 85% das vezes.

O AutoDietary está em testes iniciais de desenvolvimento, mas seus criadores estão confiante que o índice de reconhecimento será ampliado com o refinamento do algoritmo ou a ajuda de outros bio-sensores de monitoramento.