Desafio
Criar uma voz exclusiva e única, a partir de vozes de mulheres reais, para a assistente virtual da Avon - a Ângela. Desta forma, ela se propõe a ser a voz das brasileiras para lutar por mais igualdade, mais direitos e mais espaços, seja onde elas quiserem.
Solução
Desenvolvemos uma landing page para divulgar a campanha e convidar mulheres para doar a sua voz, armazenando os áudios doados para um futuro treinamento de deep voice / machine learning. Todas as participações foram avaliadas e qualificadas, e os melhores áudios foram selecionados para o processo de treinamento, neste projeto criado em parceria com a Wunderman Thompson e Evil Twin.
A partir das vozes doadas e utilizando um dataset aberto, iniciamos a construção do deep voice. Esse processo foi dividido em 3 etapas: com 30 horas de pré-treino para chegar em um perfil de voz único, construção de voz base minimamente neutra em relação a timbre e entonação e por fim treino de aproximadamente 300 horas para o resultado final.
Concluído o treinamento, construímos um dashboard com o motor de geração de voz, que lê qualquer input de texto para transformá-lo na voz original e única da Ângela. Partindo do princípio de text-to-speech (TTS), criamos uma brand voice exclusiva para a Avon.